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    1.1. Quais são as opções de configuração do Apache pelo Linuxconf?

    ### 5.1 e anteriores ###

    A primeira coisa a se fazer é verificar se o módulo referente ao apache no linuxconf está ativado. Uma vez dentro do linuxconf entre em :

        Arquivos de controle e sistemas -->
            Configurar os módulos do Configurador Linux -->
                                        Marque o módulo do apache
                                     Aceitar
                                  Sair
                               Sair
                            Ativar as Mudanças
    

    Após, entre novamente no linuxconf e vá em:

        Ambiente de rede -->
            Apache - servidor www -->
                                Padrões -->
    

    Os campos mais importantes serão explicados abaixo:



    • Endereço email do administrador: Para onde o mail será enviado automaticamente se houver irregularidades.

    • Domain IP address: endereço IP do dominio (do servidor principal)

    • Nome do servidor: um nome válido em DNS do servidor principal

    • Diretório raiz dos documentos: onde serão lidos os htmls do servidor principal

    • Registros de transferências, Registros de agentes, Registros de referência: logs do sistema, cujo caminho opcionalmente pode ser especificado aqui.

    • Escutando na porta: porta onde o servidor principal vai responder (padrão é 80)

    • Tempo máximo de espera da conexão: mesmo que "Timeout" mencionado durante as configurações do httpd.conf

    • Funcionalidades: neste encontram-se algumas opções que estão explicadas e poderão ser marcadas de acordo com a necessidade.

    Depois de sair desta seção aceitando as configurações ou cancelando, voltamos a tela de menu que contem os campos. Entre em:

         Domínios Virtuais -->
                    Adicionar -->
    

    Em:



    • Nome da máquina virtual: definimos o nome do máquina virtual em que o servidor virtual irá rodar.

    • Endereço email do administrador: para onde o mail avisando funcionamento anômalo será mandado.

    • Domain IP address: O IP do Servidor Virtual.

    • Diretório raiz dos documentos: pasta onde os documentos html estarão (no caso, foi anteriormente configurado no httpd.conf que seria em /vh).

    • Nomes alternativos de servidor: seria um apelido para este servidor virtual

    • Funcionalidades: opções relativas a este servidor virtual.

    Depois de aceitar ou cancelar esta opções, voltamos ao menu do apache.

    Entre desta vez em :

          Especificações de subdiretórios -->
    

    Aqui encontramos onde os documentos do servidor principal ficarão (inclui ícones, htmls e cgis). Depois de Sair ou Aceitar estas opções, entre em:

          Modules -->
    

    Neste campo você poderá adicionar ou retirar módulos relativos ao apache (aumentando as suas funções ou restringindo-as).

    Voltando ao menu principal do apache, vá agora em:

          Performance -->
    

    Em:



    • Inicia servidores: número de servidores que iniciam logo no boot do httpd (um exemplo e uma explicação sobre isso foi passada anteriormente quando foi configurado o httpd.conf)

    • Núm máx de clientes por servidores, Núm máx de req. por processo filho, Núm mín de serv. aguardando conexão, Núm máx de serv. aguardando conexão: pode-se regular o numero de servidores, clientes e processos filhos (que foram originados de um processo maior, no caso o servidor principal).

    • Keeps Alive: nesta seção pode-se ligar ou desligar o suporte a este recurso, o maximo de pedidos e quanto após quanto tempo o mesmo expira.

    • Tempo máximo de espera da conexão: Seria o "timeout" explicado anteriormente nas configurações do httpd.conf.

    Depois de todos estes campos configurados, saia do linuxconf ativando as mudanças. Os teste para saber se o mesmo está funcionando são os mesmos mencionados anteriormente quando terminamos de editar o arquivo httpd.conf.

    ### CL 6.0 ###

    A primeira coisa a se fazer é verificar se o módulo referente ao Apache no linuxconf está instalado. Em um terminal como usuário root, digite:

        [root@localhost /root]# rpm -q linuxconf-apache linuxconf-apache-1.21r8-7cl
    


    Caso não esteja instalado, é preciso instalar o módulo de configuração. Para tanto, deve-se primeiro "montar" o CD 1 do Conectiva Linux 6.0 para poder acessá-lo.

    Para montar, e posteriormente poder acessá-lo, digite o comando:

        [root@localhost]# mount /mnt/cdrom
    


    Caso não funcione, seja mais específico:

        [root@localhost]# mount -t iso9660 /dev/hdX /mnt/cdrom
    


    Para acessar:

        [root@localhost]# cd /mnt/cdrom/conectiva/RPMS
    


    Para instalar o pacote:

        [root@localhost /root]# rpm -ivh linuxconf-apache*
    

    Para desmontar e poder ejetá-lo, deve-se mudar do diretório do CD, para poder desmontá-lo. Digite, antes de desmontar, o comando:

        [root@localhost /RPMS]# cd
    
    e digite então o comando:
        [root@localhost /root]# umount /mnt/cdrom
    


    Agora, é preciso verificar se o módulo está ativo no linuxconf (aqui, considera-se a configuração em modo gráfico):

    Entre em um terminal (xterm) e digite:

        [root@localhost /root]# linuxconf
    


    Uma vez dentro do linuxconf entre em:

        Controle -->
            Arquivos de controle e sistemas -->
                Configurar os módulos do Linuxconf -->
                                            Marque o módulo do apache
                                         Aceitar
                                      Fechar
                                   Sair
                                Ativar as Mudanças 
          
    




    • Configurando um domínio

      Entre no linuxconf e vá em:

          Configuração -->
              Ambiente de rede -->
                  Tarefas de servidor
                      Apache - servidor Web -->
                          Padrões -->
          
            
      


      Os campos mais importantes serão explicados abaixo:



      1. Aba "Básico"



        • Endereço email do administrador: Para onde o mail será mandado automaticamente se houver irregularidades no funcionamento do Apache. O endereço padrão é root@localhost.

        • Endereço IP de domínio: endereço IP do domínio, no caso, do servidor principal.

              Ex.: 123.456.789.0
                           
          
        • Nome do servidor: um nome válido, em DNS, do servidor principal

              Ex. servidor.dominio.com.br
          
        • Diretório raiz dos documentos: onde serão lidos os arquivos .html do servidor principal. O valor padrão é "/home/httpd/html".

      2. Aba "Registros"



        • Registros de erro: log de erros do sistema, cujo caminho opcionalmente pode ser especificado aqui. O valor padrão é logs/error_log.

        • Registros de transferências, Registros de agentes, Registros de referência: logs do sistema, cujo caminho opcionalmente pode ser especificado aqui.

      3. Aba "Ajustes"



        • Escutando na porta: porta na qual o servidor principal vai responder (padrão é 80)

        • Arquivo de identificação de processo: O servidor web armazena os PID de seus processos principais neste arquivo. O arquivo padrão é /var/run/httpd.pid

        • Tempo de espera: Quantos segundos o servidor web espera por um pedido a ser enviado após a conexão de um cliente ao servidor. Caso um cliente se conecte mas não envie nenhum pedido, este será desconectado decorrido o tempo aqui definido, liberando os recursos que são ocupados por este usuário. O valor padrão é 300

      4. Aba "Funcionalidades"

        Nesta seção, encontram-se algumas opções que estão explicadas e poderão ser marcadas de acordo com a necessidade.



        • [ ] Inclusões relativas ao servidor: Se habilitado, os arquivos com a extensão .shtml são processados para expandir tags de inclusões relativas ao servidor antes dos resultados serem retornados ao cliente.

        • [ ] IncludesNOEXEC: Também habilita inclusões relativas ao servidor, mas a tag SSI #exec e #include:ing CGI-scripts são desabilitadas.

        • [ ] Pode executar programas CGI: Permite execução de scripts CGI. Normalmente habilitada apenas no sub-diretório spec para o diretório CGI.

        • [ ] Índices: Quando acessada uma URL terminando em um diretório, o arquivo index.html neste diretório é retornado. Se este arquivo não existir e esta opção estiver habilitada uma lista de diretórios é retornada. Caso esta opção esteja desabilitada uma mensagem "404 Not Found" é então retornada.

        • [ ] Pode seguir links simbólicos: Caso um diretório ou arquivo acessado seja um link simbólico, o acesso será apenas permitido se esta característica estiver habilitada.

        • [ ] Seguir links simb. de mesmo dono: Como na descrição acima, porém o dono do link simbólico e seu arquivo alvo devem ser os mesmos. Isto permite que usuários possuam links simbólicos para seus próprios arquivos, mas não para os arquivos mais sensíveis do sistema, por exemplo /etc/passwd.

        • [ ] Visões múltiplas: Permitem que o navegador do cliente e o servidor web negociem em qual formato e qual linguagem os dados devem ser retornados. Uma maneira de fazer o servidor web capaz de fazer isto é armazenar várias imagens e formatos de dados em arquivos com certas extensões e então habilitar multivisões.

      Com esta configuração já é possível disponibilizar páginas em seu servidor Apache principal. Já existe por padrão um arquivo index.html no diretório /home/httpd/html e para testar se sua configuração está correta, saia do linuxconf ativando as mudanças. Caso tenha sido alterado o diretório raiz dos documentos, coloque algum documento html neste diretório (lembrando que este deve ter a permissão de acesso 755, ou seja, toda a árvore deve possuir tal permissão).

      Por exemplo, considerando que o diretório raiz é /dominio/webpage/html, basta definir as permissões de todos os diretórios desta árvore. Para tanto, em um terminal como usuário root, digite:

          [root@localhost /root]# chmod 755 -R /dominio
      

      Agora inicie o serviço httpd:

          [root@localhost /root]# cds
          [root@localhost /init.d]# ./httpd start 
      

      Para saber se o mesmo está funcionando, digite em um browser (por exemplo):

          http://servidor.dominio.com.br
      
    • Configuração de um domínio virtual

      Novamente no linuxconf, vá em:

          Configuração -->
              Ambiente de rede -->
                  Tarefas de servidor
                      Apache - servidor Web -->
                          Dominios Virtuais -->
                              Adicionar -->
          
           
      

      Em:



      • Nome da máquina virtual: definimos o nome da máquina virtual em que o servidor virtual irá rodar.

            Ex.: host_virtual.com.br
        

      Na aba:



      1. "Básico" informe:



        • Endereço email do administrador: para onde o mail avisando funcionamento anômalo será enviado.

               Ex.: Admin@dominio.com.br
          
        • Domain IP address: O IP do Servidor Virtual.

               Ex.: 192.168.0.0
          
        • Diretório raiz dos documentos: pasta onde os documentos .html estarão.

               Ex.: /virtual/html
          
      2. "Registros" informe:



        • Registros de erro: log de erros do sistema, cujo caminho opcionalmente pode ser especificado aqui.

               Ex.: logs/error_log.virtual
          
        • Registros de transferências, Registros de agentes, Registros de referência: logs do sistema, cujo caminho opcionalmente pode ser especificado aqui.

        • Nomes alternativos de servidor: seria um apelido para este servidor virtual

      3. "Funcionalidades"

        As opções relativas a este servidor virtual são idênticas às opções do servidor principal, já explicadas anteriormente.

        Depois de aceitar ou cancelar estas opções, voltamos ao menu do Apache. Entre desta vez em:

              Especificações de subdiretórios -->
        

        Aqui encontramos onde os documentos do servidor principal ficarão (inclui ícones, htmls e CGI's). Depois de Sair ou Aceitar estas opções, entre em:

             Módulos -->
        

        Neste campo é possível adicionar ou retirar módulos relativos ao Apache (aumentando as suas funções ou restringindo-as).

        Voltando ao menu de configuração do Apache, vá agora em:

             Performance -->
        

        Em:



        • Servidores iniciais: número de servidores que iniciam logo na inicialização do Apache (httpd). Valor padrão é 2.

        • Núm. máx. de clientes por servidores: O número máximo de processos filho. Cada conexão de um cliente utiliza um processo filho, então este valor controla indiretamente quantos clientes podem simultaneamente conectar ao servidor web. Caso este valor seja baixo, os clientes podem ser deixados de fora, portanto seja liberal. Isto é feito com o objetivo de se manter um servidor web rodando que não derrube todo o sistema com isto caso alguém deva ser mandado para fora do servidor. O valor padrão é 150.

        • Núm. máx. de req. por processo filho: Um processo filho sairá após fornecer este número de acessos. Isto é feito como uma proteção à falha contra possíveis vazamentos de memória. O valor padrão é 500.

        • Núm mín de serv. aguardando conexão: O Apache certifica-se de que sempre há poucos processos filho ociosos para que seja possível a manipulação de picos de carga. Caso menos do que este número de processos estejam ociosos, mais serão inicializados. O valor padrão é 2.

        • Núm máx de serv. aguardando conexão: O Apache também se certifica nunca há mais do que este número de processos filho ociosos. Caso haja mais, alguns destes devem ser finalizados. O valor padrão é 4.

        • Keeps Alive: Para reduzir a largura da banda utilizada para tráfego na Internet HTTP foi extendido para tornar possível se fazer mais de um pedido dentro de uma única conexão. Isto é chamado de persistent connection, ou ainda de kept alive. O padrão é desabilitado.

        • Tempo de espera do keep alive: O número de segundos a se esperar pelo próximo pedido em uma persistent connection. Caso este tempo seja excedido a conexão é fechada. O valor padrão é 10.

      Agora, é necessário informar ao sistema que o mesmo precisa responder num outro endereço IP (192.168.0.0, por exemplo), além do IP verdadeiro, pois um virtual host não é nada mais, nada menos do que fazer um computador responder em outro IP (e outro nome, se assim especificado no DNS), direcionando o pedido http para este IP "falso" e associando a pasta de htmls referida ao mesmo. Mas observe que o endereço definido aqui deve ser o mesmo que fora definido no servidor Apache virtual.

      Vamos utilizar então o linuxconf para adicionar este IP "falso" (técnica chamada de IP ALIAS, anteriormente mencionada).

      Entre como root no linuxconf:

          [root@localhost]# linuxconf
      

      Vá em:

          Configuração -->
              Ambiente de Rede -->
                  Tarefas de servidor -->
                      Apelidos de IP para máquinas virtuais -->
                          eth0 -->
      

      Configure o IP virtual (em nosso caso, seria 192.168.0.0) e sua máscara.

      Depois:

                Aceitar
               Fechar
              Fechar
             Sair
            Ativar as mudanças
           
      

      Confirme se o novo IP está realmente online usando o comando ping:

          [root@localhost]# ping 192.168.0.0
      

      Coloque algum documento html no diretório /virtual/html (que de acordo com a configuração feita, é a pasta do server virtual, podendo ter subpastas dentro desta) todos com as devidas permissões 755 previamente mencionadas.

      Depois de todos estes campos configurados, saia do linuxconf ativando as mudanças. Para saber se o mesmo está funcionando, digite em um browser (por exemplo):

          http://host_virtual.com.br (nome do virtual host)
      

      Estes são os tópicos básicos do servidor http Apache pois o mesmo possui ainda outros recursos como SSL (conexão segura) entre outros, mas as configurações detalhadas neste documento já são suficientes para executá-lo.

    • Habilitando uma página hospedada no home de usuários

      Para habilitar acesso a páginas pessoais de usuários, o Apache disponibiliza uma opção por padrão. Para tanto, eles precisarão criar um diretório public_html em seus home e colocar algum arquivo .html alí, podendo ser acessado por um browser:

          http://nome.da.maquina/~nome-do-usuário. 
      

      IMPORTANTE: ESTE E TODOS OS DIRETÓRIO ANTERIORES PRECISAM TER PERMISSÕES 755 A FIM DE GARANTIR ACESSO.

      Caso se queira alterar o nome do diretório, é preciso editar o arquivo /etc/httpd/conf/httpd.conf e informar o novo nome de diretório, no qual o usuário irá armazenar os arquivos .html

    Estes são os tópicos básicos do servidor http apache pois o mesmo possui ainda outros recursos como ssl (conexão segura) entre outros, mas as configurações detalhadas neste documento já são suficientes para executá-lo.