projetos | download | linux | privacidade | contato
 
  Produtos | Documentação | Suporte | Treinamento | Conectiva | Cases | Soluções | Parcerias | Imprensa | Oportunidades
Pesquise 
português 
english 
español

SUPORTE

->Suporte Estendido
->Centros de Serviços
->Técnicos Certificados
->Formulário de Suporte
->Abrangência do Suporte
->Acionando o Suporte
->Perguntas e Respostas
->Atualizações
->Livros, Guias e Manuais
->Hardware

    13.1. Configuração de domínio no Postfix

    Para fazer a sua configuração abra o linuxconf e acesse a opção de configuração do Postfix dentro do linuxconf:

        [root@localhost]# linuxconf
    


                Rede ->
                     Postfixconf ->
        
    


    Os parâmetros para uma configuração básica são os seguintes:

    Informação básica

    -> Diretório de fila: Esta opção especifica a localização da fila do Postfix.

    -> Diretório de comando: Esta opção especifica a localização de todos os comandos post.

    -> Diretório de daemon: Esta opção especifica a localização de todos os programas daemon do Postfix (isto é, programas listados no arquivo master.cf). Este diretório deve ser propriedade do root.

    -> Proprietário do mail: Esta opção especifica o proprietário da fila do Postfix e da maioria dos "processos daemon Postfix". Não deve ser especificado que compartilha um grupo com outras contas ou uma conta que seja proprietária de outros arquivos ou processos. Não utilize o usuário daemon ou nobody.

    -> Privilégios padrão: Esta opção especifica os direitos padrões utilizados pelo agente de entrega local para entrega a um arquivo ou comando externo. Não se deve especificar o um usuário com privilégios ou o usuário proprieátio do Postfix.

    -> Nome da máquina: Esta opção especifica o "nome internet da máquina" deste sistema de mail. O padrão é usar o conteúdo de "Nome da máquina", sem colocar o domínio da máquina.

    -> Domínio: Esta opção especifica o nome de domínio local de internet. O padrão é usar o conteúdo de "Nome da máquina" menos o primeiro componente.

    -> Origem: Esta opção especifica o domínio de onde os mails postados localmente parecerão ter vindo. O padrão é anexar "Nome da máquina".

    -> Interfaces de rede: Esta opção especifica os endereços de interface de rede pelos quais este sistema de mail receberá mail. Por padrão, o software requisita todas interfaces ativas na máquina.

    -> Destino: Esta opção especifica a lista de domínios que esta máquina considera como sendo o destino final. Isso não inclui domínios que são hospedados nesta máquina. O padrão é "nomedaminhamáquina + máquinalocal.$meudomínio". Especifique os nomes através da opção "Encaminhar domínios" em "Programa servidor Smtp -> Controles UCE adicionais".

    É possível especificar uma lista de máquinas ou nomes de domínios, padrões /arquivo/nome ou tipo:tabela, separados por vírgulas e/ou espaços em branco. Um padrão /arquivo/nome é substituído por seus conteúdos; um tipo:tabela é comparado quando um nome coincide com uma chave de busca. Não se deve listar domínios virtuais neste campo. Ele será listado em "Ítem Virtual" em "Tabela"

    -> Mapas de destinatários locais: Esta opção especifica tabelas de busca opcionais com todos os usuários que são locais. Se este parâmetro está definido, o servidor SMTP irá rejeitar mail de usuários locais desconhecidos. Para que esse parametro não especifique domínios virtuais no campo domínio. Neste campo deverão apenas serem listados os domínios não virtuais.

    -> Nível de depuração: Esta opção especifica o nível de depuração de login detalhando quando um cliente SMTP ou um nome de máquina servidora ou endereço coincide com um padrão na opção "Lista de domínios".

    -> Lista de domínios: Esta opção especifica uma lista opcional de domínios ou padrões de rede, padrões /arquivo/nome ou tabelas tipo:nome.

    -> Comando do depurador: Esta opção especifica o comando externo que é executado quando um programa daemon Postfix é executado com a opção -D.

    Programa cliente Smtp

    -> Melhor transporte mx: Esta opção é utilizada para especificar um agente de entrega das mensagens. Por padrão, Postfix reporta um erro e devolve a mensagem. Especifique "local" para passar o mail ao agente de entrega local. Você pode especificar qualquer transporte que esteja definido no arquivo master.cf.

    -> Encaminhamento secundário: Esta opção especifica zero ou mais máquinas ou domínios para manipular a entrega de mail caso um destino não seja encontrado ou esteja temporáriamente fora de alcance. Por padrão o mail é devolvido quando um destino não é encontrado.

    -> Ignorar erro de busca mx: Esta opção controla o que acontece quando um servidor de nomes falha ao responder a um pedido de busca MX. Por padrão o Postfix tenta entregar o mail novamente após algum tempo.

    -> Omitir saudação Smtp 4xx: Esta opção controla o que acontece quando um servidor SMTP nos saúda com um código de status 4XX. Por padrão, Postfix tenta novamente. Especifique "sim" para mover para o próximo processador de mail.

    -> Omitir resposta quit Smtp: Esta opção controla se o cliente SMTP deve esperar por uma resposta de saída do servidor. O padrão é não esperar.

    Controle de entrega local

    -> Transporte local: Esta opção define o nome do serviço que irá entregar as mensagens aos destinos que coincidem com as opções "Destino" ou "interface de Rede".

    -> Shell de comandos local: Esta opção define qual será a shell usada para entrega a comandos externos. Deve-se definir um shell diferente caso seja necessário executar a partir de arquivos .foward, por exemplo.

    -> Rota de encaminhamento: Esta opção especifica um arquivo que irá possuir uma lista de busca para destinatários, diretório home de destinatários, endereço completo do destinatário e domínio do destinatário.

    -> Permitir mail para comandos: Esta opção irá restringir a entrega das mensagens a comandos externos.

    -> Permitir mail para arquivos: Esta opção irá restringir a entrega de mail a arquivos externos.

    -> Limite de destinatários de destino local: Esta opção limita o número de destinatários em cada mensagem local.

    -> Inserir cabeçalho de entrega: Esta opção define quando o Postfix irá inserir no começo da mensagem um cabeçalho "Entregue a".

    Controles de Spam

    -> Delimitador de destinatário: Esta opção define qual será o separador entre nomes de usuários e extensões de endereço.

    -> Verificação de cabeçalho: Esta opção especifica o que poderá ser apresentado nos cabeçalhos da mensagens.

    -> Verificação de corpo: Esta opção especifica uma tabela opcional com padrões que cada linha do corpo da mensagem. As linhas são comparadas uma de cada vez e quando é encontrada alguma coincidência e a ação associada é REJECT a mensagem é descartada.

    -> Redes: Esta opção indica quais serão as redes locais para o servidor de Postfix. Ela irá identificar quais são os clientes locais e os externos. Pode-se especificar uma lista de padrões de rede ou especificar o caminho completo de um arquivo de padrão em vez de listar os padrões aqui.

    -> Permitir roteamento de clientes não confiáveis: Esta opção irá especificar se o Postfix deverá encaminhar um mail enfiado por um cliente não confiável(não cadastrado) com roteamento específico do remetente.

    -> Mapear domínios rbl: Esta opção especifica uma lista de domínios que publicam os endereços de rede de hosts que estão na "lista negra" (blacklisted). Ele rejeita serviço caso o host esteja listado entre os domínios da lista.

    -> Encaminhar domínios: Esta opção controla quais serão os domínios e subdomínios que terão seus mails encaminhados e restringirá os dominios e subdomínios de destino dos mails. Por padrão serão encaminhadas as mensagens especificadas na opção "Encaminhar domínios" e seus subdomínios, os destinos que coincidirem com a opção "Destino" e com "Mapas Virtuais. Pode-se especificar uma lista de máquinas ou domínios e por uma tabela de busca.

    -> Encaminhar máquina: Esta opção indica qual será a máquina padrão para envio de e-mails quando nenhuma entrada coicidir com as entradas da tabela de transporte opcional. Quando nada for informado o mail é enviado diretamente ao seu destino. Caso seu servidor esteja sendo utilizado em uma rede interna deve-se especificar somente o domínio inteno. Caso não possua um servidor MX em seu DNS especifique o nome da máquina gateway da internet.