Seqüência Fedathi na Formação Contínua de Professores de Matemática do Ensino Fundamental

 

O Grupo de Educação Matemática do Laboratório Multimeios – GEM2, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, a partir de outubro de 2002, em reuniões semanais, promovem discussões referentes ao ensino-aprendizagem da Matemática, de modo que, nesta caminhada, as leituras e debates deram origem a trabalhos de iniciação científica, monografias de graduação e especialização e projetos de pesquisa - de mestrado e doutorado.


Desse modo, tivemos a possibilidade de ministrar palestras e comunicações científicas em eventos educacionais. Essas atividades nos possibilitaram uma reflexão mais aprofundada e instigante sobre o ensino e aprendizagem da Matemática, originando assim o interesse em melhorar as condições pedagógicas das unidades escolares públicas, além de aprofundar a temática num nível científico mais elaborado, com base na Engenharia Didática e Seqüência Fedathi sobre as quais trataremos mais adiante, neste trabalho.

Das nossas reflexões e debates, nasceu a idéia de implementar uma pesquisa, considerando a hipótese de que a formação contínua, com o professor em serviço, possibilitará melhor aproximação do que ele aprende com o que ensina. Nossas intenções estão explicitadas melhor nos objetivos.
  
:: Fechar Janela