Visão Geral sobre o projeto
Envie um e-m@ail à lista do projeto Tele-Ambiente

a


TELE-AMBIENTE
DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS COOPERATIVAS,
ADAPTATIVAS E INTERATIVAS APLICADAS AO ENSINO À DISTÂNCIA


O projeto Tele-Ambiente, financiado pelo CNPq e desenvolvido em parceria com o Laboratório de Pesquisa Multimeios da FACED/UFC e o Mestrado de Informática Aplicada-MIA da UNIFOR, objetivou a construção de ferramentas cooperativas, adaptativas e interativas que viabilizassem o ensino à distância para várias disciplinas. Essas ferramentas são aplicativos que proporcionaram um ambiente virtual onde aluno e professor podem compartilhar o software de trabalho durante a execução das atividades, bem como, compartilhar a comunicação, ou seja, recursos de áudio (som) e vídeo (visualizar o interlocutor à distância), e trocar mensagens (chat e enviar as atividades por e-mail).

O Tele-Ambiente se compõe de três sub-projetos. O CADI, onde desenvolvemos uma ferramenta computacional, o AmbienteCABRI, ambiente cooperativo de aprendizagem desenvolvido a partir de um aplicativos pré-definidos, no caso o Cabri-géomètre e o TeleVEH, aplicativo que permitirá uma interatividade em tempo real, com compartilhamento de arquivos e um eficiente controle de intervenções.

O CADI visa a concepção de uma ferramenta que propiciará uma aprendizagem cooperativa e adaptativa de metodologias de ensino, tendo como análise empírica um curso de didática para professores de informática.
A aprendizagem cooperativa se efetuará através da participação de todos os usuários do curso e da negociação com o professor, utilizando novos recursos tecnológicos. A adaptação se refere à elaboração de uma metodologia de ensino de informática que mais se adapte ao conhecimento do professor, às características do curso e às necessidades de seus alunos.

O processo de construção da ferramenta pressupõe os seguintes passos: I) Análise dos dados capturados para efetuar a definição da estratégia de adaptação e da metodologia de ensino básica e suas variações; II) Definição do método de construção do perfil do professor-aluno; III) Definição das recomendações ergonômicas; IV) Desenvolvimento da interface homem-computador da ferramenta que dará suporte à aprendizagem cooperativa, diagnóstico, solução de problemas e avaliação e V) Implementação dos módulos da ferramenta. Neste momento, faremos uso de ferramentas CASE e de linguagens de programação.

A metodologia de ensino adotada terá como característica básica a aprendizagem a partir de problemas contextualizados (conhecido como PBL), onde o aluno terá oportunidade de fazer a (re)construção do conhecimento. Nesta perspectiva, a ferramenta a ser desenvolvida deverá propiciar a integração entre os interesses do professor-aluno, aqui associado à noção de um professor que, enquanto aluno de um curso de didática à distância, procura utilizar os recursos tecnológicos para apoiar seu projeto de ensino (e as exigências da prática em que está inserido). A ênfase será no "aprender a aprender", daí a importância do aspecto adaptativo ora escolhido.

Já o AmbienteCABRI tem como objetivo desenvolver curso de ensino a distância em geometria para alunos e professores de IV ciclos e ensino médio, tomando aplicativos pré-definidos como o Cabri-géomètre e o Cadi como suporte. Para esta concepção, desenvolvemos uma metodologia em EAD utilizando uma estrutura de telemática com som, imagem, texto, correio e interface compartilhada entre professor e aluno, devendo inclusive compartilhar um ambiente de aprendizagem com software específicos, de modo a compor um ambiente virtual de aprendizagem no qual serão veiculados cursos à distância realmente interativos.

O curso é montado em uma estrutura que funciona em parte como um tutorial, que no projeto é considerado o preceptor virtual e uma outra na qual contamos com um preceptor humano, possibilitando mais liberdade de interação e criação.

A concepção didática do curso está embasada nos princípios de educação matemática que tem como suporte a concepção intuicionista do conhecimento. A implantação do curso passa por fases complexas que passam por sua concepção didática, adaptação ao ambiente TeleVEH, montagem do aparato técnico, realização de experimentos e processo de avaliação que se utilizará do modelo de investigação conhecido como pesquisa-ação.

O TeleVEH é uma ferramenta que possibilitará a interatividade em tempo real nos sistemas CADI e AmbienteCABRI. É um aplicativo baseado na Web, com servidor próprio, que possibilitará mesmo a distância, por meio de voz, imagem, texto, correio e interface compartilhada adequadamente entre os intervenientes ou alunos-preceptor virtual, intervenções na hora em se há necessidade de intervir. Ou seja, o professor, mesmo a distância, poderá mediar o processo de (re)descoberta do aluno.


Tela do Ambiente TeleVEH



voltar à hp do lab. multimeios