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sino de Matemática e Ciências
Ensino de Matemática e Ciências
 

Integrantes do projeto:

Hermínio Borges Neto, Dr., Faculdade de Educação, UFC (coordenador)
Maria Elizabeth Furtado, Dra., UNIFOR
João José Vasco Furtado, Dr., UNIFOR
Alex Sandro Gomes, Dr., Faculdade de Educação, UFC
Ana Karina Morais de Lira, doutoranda da London University, Faculdade de Educação, UFC
Elisa Schiochet, doutoranda, Faculdade de Educação, UFC
José Raimir, MSc, UNIFOR
Márcia Campos, MSc, Faculdade de Educação, UFC
Eveline de Oliveira, mestranda, Faculdade de Educação, UFC
Fernando Lincoln, mestrando, UNIFOR

O presente projeto visa a implantação de um Tele-ambiente de aprendizagem. O Tele-ambiente é uma estrutura de telemática com som, imagem, texto, correio e interface compartilhada entre professor e aluno (podendo inclusive compartilhar um ambiente de aprendizagem com software específicos) de modo a compor um ambiente virtual de aprendizagem no qual serão veiculados cursos à distância.

Um esboço desse deste projeto foi apresentado na dissertação de mestrado "Cabri-géomètre: uma aventura epistaventura epistemológica" defendida por Márcia Campos em 1998 no Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFC. A dissertação foi premiada em um concurso público junto ao PAPED (Programa de Apoio à Pesquisa em Educação a Distância) CAPES, que permitiu ao pesquisador visitar o projeto TeleCabri da Universidade Joseph Fourier, em Grénoble, França. Está também subsidiado pelo trabalho de doutorado de Ana Karina Lira, Influência do uso de banco de dados no raciocínio lógico de adolescentes, teste de doutorado desenvolvida e apresentada no Institute of Education, University of London (1999). Nesse trabalho, o pesquisador observa a influência do uso de bancos de dados no raciocínio lógico de adolescentes através de interação com o Tabletop, um software americano extremamente conceituado no meio educacional, distribuído no Brasil pela PUC- São Paulo.

Após a implantação da estrutura tecnológica, objetivamos veicular em caráter experimental, cursos de formação continuada, a distância, de professores da rede pública de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental, objetivando reforçá-los quanto aos conteúdos das disciplinas de ciência de geometria a partir de uma metodologia que privilegie desafios e soluções-problemas, usando como recurso aplicativos apropriados para o ensino de geometensino de geometria e ciências, o que resultará respectivamente nos cursos Tele-Cabri e Tele-Tabletop. A seguir representaremos graficamente a estrutura do Tele-Ambiente:


Figura 3 – Esquema da estrutura básica do Tele-Ambiente

 O termo preceptor é usado para diferenciar o ensino através do Tele-Ambiente de um simples programa tutorial, que possui todas as possibilidades de respostas e de correção rigidamente estruturadas. O agente preceptor virtual no Tele-Ambiente gere as situações-problemas, intervindo nas dificuldades dos alunos a partir de elementos proporcionados por meio de uma análise didática apriorística de possíveis estratégias de resolução de um problema e leva em consideração erros e dificuldades encontradas nestas resoluções.

Ao identificar a dificuldade dos alunos, o preceptor virtual tem dois caminhos a seguir: faz uma intervenção automática, recorrendo a objetos de intervenção, ou recorre ao preceptor humano. Essa última possibilidade diferencia tal sistema daqueles convencionais, que se fecham em si. A intervenção automática pode ocorrer ica pode ocorrer através de animações, imagens de vídeo, visualizações em três dimensões manipuláveis e outros.

A importância do preceptor humano reside no fato de que nem todas as dificuldades dos alunos podem ser resolvidas de modo automático, já que há sempre possibilidades não previstas. O preceptor humano pode intervir na interface dos alunos de três maneiras: direta, através de demonstrações e manipulações da situação problema; indireta, através de explicações verbais, contra-exemplos; e mista, combinando-se intervenções diretas e indiretas.

O aparato técnico do Tele-Ambiente consiste nos equipamentos descritos abaixo:

  • cada estudante tem a seu dispor um computador com o Cabri-géomètre/ TableTop instalaeTop instalado e um editor de texto que permite tomar notas e solucionar os problemas e interligado a um servidor www;
  • um ícone que funciona como botão de atalho para chamar o professor, quando o aluno precisar de ajuda;
  • durante a comunicação, o professor e o aluno possuem a mesma interface;
  • um canal de viso-comunicação;
  • uma área de trabalho na tela do computador;

A plataforma de telecomunicação é composta de dois softwares, o Hewlett Packard PCV Vectra XM e o Picture Tel PCS 50 System, ambos da Picture Tel. Esta plataforma oferece aos alunos e professor uma comunicação em janela, um editor de texto e um ambiente de aprendizagem, no caso com o Cabri-géomètre da Texas Instruments e o Tabletop, da TERC Inc.&. Broderbund Software for Education.


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