O Grupo de Educação Matemática do Laboratório Multimeios – GEM2, da Faculdade de Educação-FACED da Universidade Federal do Ceará-UFC, em reuniões semanais, promovem discussões referentes ao ensino-aprendizagem da Matemática, de modo que, as leituras e debates deram origem a trabalhos de iniciação científica, monografias de graduação e especialização e projetos de pesquisa - de mestrado e doutorado.
Desse modo, temos a possibilidade de ministrar palestras e comunicações científicas em eventos educacionais. Essas atividades nos possibilitam uma reflexão mais aprofundada e instigante sobre o ensino e aprendizagem da Disciplina em foco, originando assim o interesse em melhorar as condições pedagógicas das unidades escolares públicas, além de aprofundar a temática num nível científico mais elaborado, com base na Engenharia Didática e Seqüência Fedathi sobre as quais trataremos mais adiante, neste trabalho.
Coordenado pela Professora Ivoneide Pinheiro de Lima, tem como objetivo o trabalho de conteúdos matemáticos por meio de estudos e orientações para subsidiar a formação contínus do professor de Matemática por meio de Oficinas Pedagógicas.
A metodologia de trabalho empregada para o desenvolvimento desse estudo é realizada através de pesquisa de campo em escola pública municipal da cidade de Fortaleza, aplicação de questionários, entrevistas e oficinas pedagógicas junto aos professores que atuam no Ensino Fundamental I.