¤ Linha de Pesquisa em Ensino de
Matemática :: Pesquisas Desenvolvidas
1 :: Pesquisa
em Ensino de Função
A pesquisa sobre o Ensino de Função tem por objetivo
investigar como alunos e professores reconstroem o conceito de função,
a partir da utilização do computador em um curso virtual
à distância. A Metodologia de trabalho utilizada nessa
pesquisa é a Engenharia Didática e a Seqüência
FEDATHI, mais as questões centradas na mediação
e na aprendizagem significativa. Como produto desses estudos será
disponibilizado Seqüências Didáticas para o professor
e atendimento on-line, ou seja, ajuda virtual síncrona e assíncrona,
informações instrucionais e um curso na web.
¤
Luciana, Alana Sousa.
2 :: Pesquisa
em Construções Geométricas
A pesquisa em Construções Geométricas tem por
objetivo desenvolver ferramentas interativas para o ensino a distância,
aliadas as experimentações didáticas com o conteúdo
de construções geométricas utilizando régua
e compasso e softwares de geometria dinâmica.
A metodologia de trabalho é baseada na Seqüência
FEDATHI e na Engenharia Didática com a construção
de atividades experimentais para a construção de um Curso
de Formação Continuada em Construções Geométricas
para professores do ensino fundamental. Como produto desses estudos
está construído Seqüências Didáticas
das atividades, Dicionário de Matemática, textos teóricos
interativos e publicações científicas sobre as
discussões nessa pesquisa.
¤ Adelmir,
Ana Cláudia, Alana Paula, Gladstone, Eugeniano, Natália.
3 :: Pesquisa
em Formação de Professor para o Ensino de Matemática
O objetivo desta pesquisa consiste em desenvolver um modelo pedagógico
que possibilite a interação entre o conhecimento matemático
teórico e prático. Para isso é fundamental que
os professores aprendam a desenvolver um marco conceitual curricular
capaz de selecionar e refinar atividades com recursos didáticos
digitais ou analógicos que componham um cenário adequado
à percepção dos alunos no campo de suas aprendizagens.
A metodologia de pesquisa e ensino são a Engenharia Didática
e a Seqüência FEDATHI, respectivamente, com as quais se verificará
a práxis do professor diante do que ensinar, como ensinar e de
como saber se seus alunos estão aprendendo.
¤
Beth, Rachel, Lívia, Pedro, Josilane, Viviane, Ivoneide, Mazé.
3 :: Pesquisa
em Ensino e Aprendizagem em Cálculo Diferencial e Análise
Real
A pesquisa em Ensino e Aprendizagem do Cálculo Diferencial
e Análise Real tem por objetivo o desenvolvimento e a adaptação
de metodologias para o ensino de Cálculo Diferencial e Integral,
em uma e/ou várias variáveis, bem como aos conteúdos
de Análise Real. A Metodologia de trabalho utilizada é
a Engenharia Didática e a Seqüência FEDATHI, destacando
as questões dos obstáculos epistemológicos de natureza
diversa, através da construção de seqüências
didáticas para experimentação com a utilização
de softwares matemáticos.
¤ Regis