¤
Linha de Pesquisa em Ensino de Matemática :: Pesquisas Desenvolvidas

1 :: Pesquisa em Ensino de Função

A pesquisa sobre o Ensino de Função tem por objetivo investigar como alunos e professores reconstroem o conceito de função, a partir da utilização do computador em um curso virtual à distância. A Metodologia de trabalho utilizada nessa pesquisa é a Engenharia Didática e a Seqüência FEDATHI, mais as questões centradas na mediação e na aprendizagem significativa. Como produto desses estudos será disponibilizado Seqüências Didáticas para o professor e atendimento on-line, ou seja, ajuda virtual síncrona e assíncrona, informações instrucionais e um curso na web.

¤ Luciana, Alana Sousa.

2 :: Pesquisa em Construções Geométricas

A pesquisa em Construções Geométricas tem por objetivo desenvolver ferramentas interativas para o ensino a distância, aliadas as experimentações didáticas com o conteúdo de construções geométricas utilizando régua e compasso e softwares de geometria dinâmica.

A metodologia de trabalho é baseada na Seqüência FEDATHI e na Engenharia Didática com a construção de atividades experimentais para a construção de um Curso de Formação Continuada em Construções Geométricas para professores do ensino fundamental. Como produto desses estudos está construído Seqüências Didáticas das atividades, Dicionário de Matemática, textos teóricos interativos e publicações científicas sobre as discussões nessa pesquisa.

¤ Adelmir, Ana Cláudia, Alana Paula, Gladstone, Eugeniano, Natália.

3 :: Pesquisa em Formação de Professor para o Ensino de Matemática

O objetivo desta pesquisa consiste em desenvolver um modelo pedagógico que possibilite a interação entre o conhecimento matemático teórico e prático. Para isso é fundamental que os professores aprendam a desenvolver um marco conceitual curricular capaz de selecionar e refinar atividades com recursos didáticos digitais ou analógicos que componham um cenário adequado à percepção dos alunos no campo de suas aprendizagens.

A metodologia de pesquisa e ensino são a Engenharia Didática e a Seqüência FEDATHI, respectivamente, com as quais se verificará a práxis do professor diante do que ensinar, como ensinar e de como saber se seus alunos estão aprendendo.

¤ Beth, Rachel, Lívia, Pedro, Josilane, Viviane, Ivoneide, Mazé.

3 :: Pesquisa em Ensino e Aprendizagem em Cálculo Diferencial e Análise Real

A pesquisa em Ensino e Aprendizagem do Cálculo Diferencial e Análise Real tem por objetivo o desenvolvimento e a adaptação de metodologias para o ensino de Cálculo Diferencial e Integral, em uma e/ou várias variáveis, bem como aos conteúdos de Análise Real. A Metodologia de trabalho utilizada é a Engenharia Didática e a Seqüência FEDATHI, destacando as questões dos obstáculos epistemológicos de natureza diversa, através da construção de seqüências didáticas para experimentação com a utilização de softwares matemáticos.

¤ Regis